O MUNDO DA INTERNET DAS COISAS

A Internet já se tornou um item indispensável no nosso dia a dia. Isso porque nos tornamos reféns dela para muitas coisas, inclusive para trabalhar, trocar e-mails, fazer pesquisas, se atualizar nas notícias, fazer compras e é claro, nos comunicar. Seja por meio de redes sociais ou aplicativos. O fato é que a internet vem mudando constantemente e isso reflete até em aparelhos eletrodomésticos que antes funcionavam desconectados.

Essa tendência, chamada de Internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) está revolucionando a tecnologia e a forma como vemos e vivemos o mundo. A ideia é aproximar o mundo físico do digital.Como? Através de eletrodomésticos como geladeira, lâmpadas, aspiradores de pó, cafeteiras e outros diversos aparelhos que agora podem se tornar inteligentes e oferecer recursos como por exemplo, a geladeira poder avisar quando os alimentos estão acabando ou o ar-condicionado funcionar em um horário programado. Isso mesmo, agora você poderá controlar os objetos da sua casa através de uma programação feita pelo seu Smartphone e escolher as funções. Até a simples função de “desligar e ligar” pode ser feita sem que o usuário precise estar ao lado do eletrodoméstico.


A nova tecnologia pode chegar em 20 bilhões de dispositivos até 2020.
 Ela chega prometendo facilitar o nosso dia a dia, permitindo a automação de tarefas. Porém há algumas brechas de privacidade, por muitos dispositivos funcionarem por comandos de voz, alguns aparelhos deixam em risco as informações dos usuários, invadindo a sua privacidade.

Até quanto isso pode ser benéfico para a sociedade? Facilidade nas tarefas do dia a dia pode ser uma ótima opção para economizar o tempo e esforço, mas será que vale a pena arriscar nossas informações privadas? Estamos sujeitos a aceitar as novas tecnologias e conviver com elas.

Deixe uma resposta